Dicas

Sódio: o equilíbrio entre saúde e sabor.

O sal é um dos temperos mais utilizados no dia a dia. Apesar de ser agradável ao paladar, pode tornar-se vilão caso consumido em excesso devido a quantidade de sódio existente nele. Este uso excessivo aumenta o risco de doenças cardiovasculares, renais e hipertensão arterial, entre outras. Em contrapartida quando consumido de forma equilibrada é importante para o bom funcionamento do organismo pois atua como agente controlador das substâncias que entram e que saem das células. Além disso, ele  também é essencial na regulação do ritmo cardíaco, na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular. Aconselha-se a ingestão de, no máximo, 2 gramas de sódio por dia, e isso equivale a 5g de sal (1 colher de chá). Contudo a quantidade utilizada está bem acima.

 

Existe maneiras de diminuir este consumo, sem perder o sabor dos alimentos. Abuse dos temperos naturais e desidratados: alho, cebola, salsa, manjericão, cebolinha, louro entre outros. Estes temperos realçam o sabor de cada alimento, ajudando a reduzir o uso do sal. Outra opção seria o gersal ( sal de gergelim), que além do beneficio na redução do sódio traz as vitaminas, proteínas e fibras presentes na semente de gergelim. É necessário olhar as prateleiras do supermercado comais cuidado e atenção. Alimentos embutidos, industrializados, processados e de preparo rápido, possuem alto  teor de sódio. Estas mudanças farão toda a diferença na saúde. Seguem algumas dicas para a substituição:

Gersal( sal de gergelim)

*100 gr de  gergelim

* 1 colher(chá) sal marinho

Leve o sal e gergelim ao forno baixo por 5 minutos mexendo. Após torrado já esta pronto para ser utilizado. Caso prefira mais fino, passar pelo processador ou liquidificador.

Sal de ervas

*150 gr de  alecrim desidratado

*150 gr de manjericão desidratado

*150 gr de manjerona desidratado

*150 gr de orégano desidratado

*150 gr de cheiro verde

*150 gr de sálvia

*50gr de sal marinho

Passe por um processador ou no liquidificador e está pronto para o uso.

Estes produtos você encontra aqui no Empório Casa da Farinha. Para mais informações procure orientação de um profissional.

Texto revisado pela nutricionista Emanueli Krauspenhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *